All about the house

Orang Utang in restored landscape in the Philipines.

À medida que a população mundial continua a crescer, a base ecológica para a vida na Terra diminui progressivamente devido à degradação dos solos, à perda de biodiversidade e às alterações climáticas.

As gerações anteriores não se preocuparam muito com as imensas perdas que se tornam cada vez mais visíveis. Contudo, agora, estes factos alcançam progressivamente uma maior atenção do público: todos nós somos afectados por estes mecanismos de proporções globais.

Estamos convencidos de que, para além de conservar as funções ecológicas que permanecem, precisamos de restaurar activamente aquelas que foram perdidas. Podemos fazê-lo reconstruindo a fertilidade do solo, reflorestando terras degradadas e concebendo sistemas agroflorestais sustentáveis. Uma abordagem paisagística holística que visa aumentar a biomassa e o teor de carbono do solo é, ao mesmo tempo, a medida mais eficaz a longo prazo para contrabalançar as alterações climáticas induzidas pelo homem, reduzindo ativamente a concentração de CO2 na atmosfera.

Para que tais abordagens sejam socialmente justas, devem também criar perspectivas para a subsistência da população local. A nossa visão é criar novos sistemas ecológicos que proporcionem condições de rendimento sustentáveis às pessoas e, ao mesmo tempo, aumentem a biodiversidade e as funções ecológicas.

Dirigimo-nos a todos aqueles que partilham a nossa preocupação com a destruição progressiva dos nossos sistemas ecológicos, para unir ideias e recursos para promover, planear e implementar conjuntamente projectos que irão reverter tais desenvolvimentos.

Especificamente, gostaríamos de restaurar terras degradadas através da reabilitação, da agrossilvicultura ou da florestação. Nosso foco está nas áreas rurais de países em desenvolvimento e emergentes. Os nossos projetos não são implementados no sentido tradicional de fornecedor e destinatário, mas são concebidos e realizados de forma colaborativa, com base em parcerias ao nível dos olhos.

young people planting seedlings in Ethiopia.

Let's Plant visa apoiar a restauração de terras degradadas e o desenvolvimento de novos sistemas agroecológicos funcionais através de uma abordagem holística de gestão da paisagem.

Para atingir esses objetivos

  • realizamos ações de sensibilização sobre a degradação progressiva dos sistemas ecológicos em todo o mundo e sobre o potencial para os restaurar ativamente.
  • promovemos o contacto entre indivíduos e organizações dedicadas com objetivos semelhantes, para construir uma rede ativa, ajudando a catalisar esforços de restauração em todo o mundo.
  • desenvolvemos abordagens paisagísticas inovadoras para regenerar sistemas ecológicos funcionais, por ex. através de novos esquemas de gestão de água, reflorestação ou plantações de enriquecimento.
  • fornecemos conexões com mecanismos financeiros para investimentos paisagísticos de longo prazo, visando iniciativas de restauração de ponta.
  • apoiamos iniciativas de restauração de ecossistemas em grande escala num conjunto definido de países-alvo.
Let's Plant team

Parte da filosofia Let's Plant é discutir e encontrar soluções juntos e tomar decisões. As abordagens para soluções e decisões não são apenas discutidas ou tomadas dentro do conselho, mas os membros da associação estão envolvidos nestes processos tanto quanto possível.

Marco Hoedtke


Dr. Marco Hödtke é membro fundador e presidente da Let's Plant e.V. e possui doutorado em ciências agrícolas. Na década de noventa, esteve envolvido em um projeto no contexto da pequena agricultura no Brasil. Após uma reorientação profissional, ele trabalha como especialista em TI desde 2001 e possui muitos anos de experiência em desenvolvimento de software e gerenciamento de serviços. Como presidente, ele está envolvido na administração e gestão da associação e do nosso projeto na Etiópia.
Dr. Marco Hödtke auf LinkedIn Dr. Marco Hödtke em LinkedIn

 

Dominik Suri


Dominik Suri é membro fundador e vice-presidente da Let's Plant e.V. Ele é estudante de doutorado e pesquisador associado na Universidade de Bonn e possui mestrado em economia. Sua pesquisa se concentra em questões de economia ambiental e de recursos. Para Let's Plant e.V., ele assume tarefas administrativas, organizacionais e de gerenciamento de projetos. Ele é responsável pelo marketing e pela nossa presença nas redes sociais. Ele também está envolvido na gestão do nosso projeto de reflorestamento na Etiópia.
Dominik Suri on LinkedIn Dominik Suri on LinkedIn

 

Alicia Fert


Alicia Fert é a tesoureira da Let’s plant e.V. Ela possui mestrado em ciências políticas e trabalha na cooperação internacional para o desenvolvimento. Após seu compromisso de longa data em outras ONGs, ela traz consigo sua experiência em captação de recursos e desenvolvimento organizacional. Ela é uma pessoa comprometida com a proteção e conservação do meio ambiente, e principalmente engajada na preservação da biodiversidade em seu jardim de hobby.
Alicia Fert on LinkedIn Alicia Fert no LinkedIn

 

Nayara Atella Hödtke


Nayara Atella-Hödtke é membro fundadora e secretária da Let's Plant e.V. Ela é bacharel em biologia e estuda conservação da natureza e ecologia da paisagem em seu programa de mestrado na Universidade de Bonn. Ela foi cofundadora de um projeto local de prados de insetos chamado "Meckenheim blüht auf", no qual áreas urbanas em pousio são plantadas com flores silvestres. Para Let's Plant e.V., ela está envolvida principalmente em relações públicas e arrecadação de fundos.
Nayara Atella-Hödtke on LinkedIn Nayara Atella-Hödtke no LinkedIn

 

Dr. Michael Brüntrup


Dr. Michael Brüntrup é membro fundador e assessor da Let's Plant e.V. Estudou ciências agrícolas na Universidade Técnica de Munique/Weihenstephan e fez doutorado na Universidade de Stuttgart-Hohenheim. Depois de vários anos como especialista independente em políticas de desenvolvimento, trabalha no Instituto Alemão de Desenvolvimento e Sustentabilidade desde 2003 em questões de desenvolvimento agrícola, segurança alimentar e desenvolvimento rural. Durante vários anos, concentrou-se também nas políticas de seca e degradação dos solos, inclusive no âmbito da UNCCD. O seu foco geográfico é a África Subsaariana.
Dr. Michael Brüntrup on LinkedIn Dr. Michael Brüntrup no LinkedIn

 

Dr. Girma Kelboro


Dr. Girma Kelboro Mensuro é membro e assessor da Let's Plant e.V. Ele possui doutorado em ciências agrícolas. Sua área científica é a agrossociologia. Ele é especialista na interface entre gestão de recursos naturais, proteção ambiental e desenvolvimento socioeconômico. Os seus interesses de investigação são governação na agricultura e desenvolvimento rural, instituições, inovação e conhecimento nas áreas da conservação da biodiversidade, agricultura, meios de subsistência e sustentabilidade.
Dr. Girma Mensuro Kelboro on LinkedIn Dr. Girma Mensuro Kelboro no LinkedIn

 

Bernd Müller


Bernd Müller é membro fundador e assessor da Let's Plant e.V. É formado em finanças e trabalhou no setor público de uma autoridade fiscal até se aposentar. De sua carreira de mais de 30 anos, ele traz consigo grande experiência no setor financeiro e também é um jardineiro apaixonado. Ele apoia a contabilidade da Let's Plant e.V. e está envolvido na gestão do nosso projeto na Etiópia.

 

Dr. Christine Natt


Dra. Christine Natt é membro fundador da Let's Plant e.V. Ela possui doutorado em ciências agrícolas e trabalha no Escritório Federal de Agricultura e Alimentação (BLE) e em suas organizações antecessoras desde 1992. Entre outras obrigações, ela foi responsável pela implementação bem-sucedida do programa federal de agricultura orgânica e outras formas de Agricultura sustentável. Chefia o departamento de Pesquisa, Inovação e Sustentabilidade desde 2013.

 

Apastoralist with cattle below acacia.

A antecessora desta associação foi uma iniciativa que também se chamava “Vamos Plantar!”. Tendo como pano de fundo os dilemas éticos relacionados com a produção de biocombustíveis, a iniciativa visava a reabilitação de terras degradadas e não utilizadas para os benefícios da produção sustentável de biocombustíveis. Desta forma, a desflorestação progressiva e as tensões sociais relacionadas com as mudanças no uso da terra deverão ser mitigadas. Naquela época, esses problemas eram cada vez mais discutidos devido à promoção política dos biocombustíveis.

No decurso do desenvolvimento conceptual e construção do primeiro website a partir de 2015, a abordagem original descrita acima foi alargada e o objectivo mais geral da restauração de áreas degradadas passou a ser o foco da iniciativa.

Os primeiros contatos dos membros fundadores posteriores da associação ocorreram durante a série de eventos "Drought Resilience in Sub-Sahran Africa" no início de 2017, organizada pelo Instituto Alemão de Desenvolvimento e Sustentabilidade (anteriormente conhecido como Instituto Alemão de Desenvolvimento) em Bonn. No dia 10 de julho de 2018, a associação foi fundada por sete pessoas de diferentes interesses e contextos profissionais. A Let's Plant é reconhecida desde 02.08.2018 como uma associação sem fins lucrativos e foi inscrita em 14 de dezembro do mesmo ano no registro de associações do tribunal distrital de Bonn.

Após a fundação da organização sem fins lucrativos, o ano de 2019 foi marcado pelo enfrentamento de tarefas administrativas para concluir com sucesso a criação do Let's Plant. No entanto, foram discutidas ideias de projectos e a Let's Plant co-organizou juntamente com a GDI a exibição do filme "Let's Plant Forests for the Future" no âmbito do "Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca".

No âmbito do Tropentag digital em 2020, a Let's Plant organizou um concurso de fotografia. O tema do concurso foi, em linha com o conteúdo do Dia Tropical, “qualificar/melhorar terrenos degradados no sentido da gestão holística da paisagem”. Além disso, em 2020, uma ideia de projeto foi concretizada: Let's Plant Addis. 10.000 sementes de diferentes espécies de árvores locais foram plantadas num viveiro de árvores autoconstruído nas instalações da nossa escola parceira, bem como num viveiro de árvores no nosso outro parceiro, o instituto de investigação florestal da Etiópia.

Em 2021, Let’s Plant acolheu novamente um concurso de fotografia no âmbito do Tropentag, mas também um fórum de discussão sobre o tema “Projectos de Florestas Escolares Norte-Sul”, incluindo painelistas de diferentes ONG, iniciativas e escolas. O fórum ocorreu no Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca. Além disso, o projeto Let’s Plant Addis desenvolveu-se muito: as 10.000 mudas de espécies de árvores locais foram plantadas numa área degradada em Bishoftu. O plantio aconteceu em duas ondas. Durante a segunda onda, o presidente da Let’s Plant visitou o local do projeto, teve reuniões com parceiros atuais e potenciais e ajudou no plantio das mudas restantes. Desde então, as mudas estão crescendo e os moradores locais ajudam na rega.

Ao longo de 2022, as 10.000 mudas do nosso projeto Let's Plant Addis cresceram bem e transformaram-se em pequenas árvores. A maioria sobreviveu à segunda estação seca e para o pequeno número daqueles que não sobreviveram, novas mudas foram replantadas. Devido ao grande sucesso do nosso projeto, já estamos na fase de planejamento do nosso próximo projeto de reflorestamento. Como também os concursos fotográficos anteriores foram um grande sucesso e o feedback foi muito positivo, pudemos hospedá-los novamente como parte do Tropentag em 2022. As fotos vencedoras e histórias fotográficas do concurso em 2021 foram exibidas no jardim botânico em Bonn durante os meses de verão. Além dos ótimos resultados dos nossos projetos, a diretoria da Let's Plant foi reposicionada, passando a ser composta por sete membros.